O Binóculo Misterioso

O Binóculo Misterioso

É sempre um prazer encontrar profissionais entusiastas, que ultrapassam as rotinas dos dias de trabalho, que usam a sua criatividade e competências técnicas e constroem algo maior.

É esse o caso das autoras Ana Rita Gonçalves (professora de educação especial), Rita Campos (terapeuta da fala) e Sandra Santos (professora do 1.º ciclo) com quem estivemos à conversa a propósito do livro O Binóculo misterioso que a partir deste mês poderá adquirir ao visitar a nossa clínica, pois somos agora um ponto de venda autorizado.

Vamos ouvi-las na primeira pessoa:

“Trabalhámos juntas.

Tornámo-nos amigas.

Pensámos um projeto.

Criámo-lo, convictas de que poderíamos contribuir para o

desenvolvimento de competências, na criança, de um modo apelativo.

Assim nasceram Wernicke e Brocá, um cão e um gato, elementos comuns em diferentes histórias, escolhidos para relembrar áreas do cérebro, respetivamente a que se ocupa da compreensão da linguagem e a que é responsável pela expressão da linguagem e sua programação motora.

O primeiro livro desta coleção, O Binóculo Misterioso (https://www.facebook.com/obinoculomisterioso/), editado em 2014, direciona a criança para o treino de competências específicas na área da linguagem, nomeadamente da consciência fonológica, isto é, a capacidade de identificar e manipular unidades sonoras, reconhecendo que a cadeia falada se divide em sons mais pequenos, até à sua unidade mínima, o fonema. Como diversos estudos têm vindo a demonstrar, o desenvolvimento da consciência fonológica contribui para facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita. Assim, esta ferramenta dirige-se a qualquer criança com ou sem dificuldades de fala, de linguagem ou de aprendizagem da leitura e escrita e poderá auxiliar famílias, terapeutas, educadores e professores, sem que o leitor ou ouvinte perceba que está a exercitar as suas capacidades. Através do jogo linguístico, implícito na história, a criança é conduzida a realizar tarefas de reconhecimento auditivo de palavras com igual fonema inicial, de segmentação silábica e de omissão e adição de sílabas, confrontando-se com as alterações de tamanho e de sequente significado das palavras.

O segundo livro, Língua de Trapo, ainda em processo de edição, é, de igual modo, uma história maioritariamente dialogal, que inclui, de forma implícita, uma variedade de exercícios de língua importantes para as funções da mastigação e da deglutição e para o desenvolvimento motor da fala. Estes exercícios são realizados por terapeutas ou educadores com muitas crianças, principalmente em idade pré-escolar, quer de forma preventiva, quer quando apresentam perturbações da fala, contudo, nem sempre é possível encontrar uma forma lúdica que não recaia na imitação do modelo do adulto. Assim, acreditamos que esta ferramenta, apoiada pela expressividade da ilustração, constituirá uma forma de despertar interesse pela execução dos exercícios, auxiliando técnicos, docentes e famílias.

Ressalvamos que estes livros não substituem qualquer tipo de intervenção técnica, cabendo aos terapeutas definir quais os exercícios mais adequados a cada criança, mas poderão, como já afirmámos, auxiliar famílias, terapeutas, educadores e professores, tanto na prevenção de dificuldades como na ampliação do sucesso de uma intervenção que esteja a decorrer.

Ainda trabalhamos juntas.

Continuamos amigas.

Confirmámos as nossas convicções.

Ana Rita Gonçalves, Rita Campos e Sandra Santos”

 

 

Gostou do que leu? Então, partilhe!

Deixe um comentário

pt Portuguese
X