Conselhos de Saúde Oral

Conselhos de Saúde Oral

Quando os dentes de leite aparecerem na boca por volta dos 6 meses, deve limpá-los pelo menos duas vezes ao dia, de manhã e antes de colocar o bebé na cama. 

Use uma escova de dentes muito pequena e macia e uma pequena quantidade de pasta de dentes com flúor (procure uma que o bebé goste). 

 Evite dar ao seu filho alimentos e bebidas que contenham açúcares.

 Não mergulhe chuchas ou mordedores em xaropes de frutas ou sumos de frutas. Não coloque sumo de fruta em biberões, mas apenas  água. 

Deixar o seu filho ter uma fralda ou deixá-lo chupar o polegar pode afectar o crescimento dos dentes. 

 Peça conselhos ao dentista antes de dar suplementos de flúor. 

Deve sempre supervisionar a escovagem de crianças pequenas.

 Restringir os doces e as bebidas gaseificadas a um “dia especial” e incentivar sempre o seu filho a escovar os dentes depois.

 Os dentes molares permanentes do seu filho podem ser selados quando necessário, mas lembre-se isso só protege uma superfície do dente. Uma dieta livre de açúcar, o uso correto de fluoretos e a escovagem eficaz dos dentes, são ainda são importantes. 

Se o seu filho participar de algum desporto de contato, pergunte ao dentista se ele tem um protector bucal feito sob medida. Isso ajudará a proteger os dentes do seu filho de lesões.

 Se o seu filho ferir a boca e/ou os dentes, mesmo que não se queixe de dor ou mesmo se a lesão parecer insignificante, deve levá-lo imediatamente ao consultório.  

É importante que os dentes do seu filho sejam examinados com a frequência recomendada pelo dentista.

 

 

imagem : PIXABAY

Gostou do que leu? Então, partilhe!

Deixe um comentário

pt Portuguese
X