O que acontecerá durante a primeira visita do meu filho?

Assumindo que seu filho não precise de tratamento de emergência, então:

  • os seus dentes serão contados para confirmar se o seu desenvolvimento é normal para sua idade.
  • cada dente será examinado em busca de sinais de desmineralização, hipomineralização, cárie ou desgaste.
  • suas bochechas, língua e gengivas serão examinadas para descartar qualquer evidência de doença.
  • será verificada a forma como os dentes se posicionam e o tipo de mordida, para estabelecer o tipo de crescimento esquelético que a criança irá desenvolver até ao final da adolescência.
  • poderão ser obtidas imagens radiografias (RX) dos dentes para procurar cáries ocultas ou para verificar a presença e posição dos dentes ainda não irrompidos.
Como posso ajudar o meu filho? 
A cooperação entre os pais, o dentista e a criança, são fundamentais para que os objetivos da consulta (ou tratamento) sejam alcançados. 
É importante que uma relação de confiança mútua e compreensão se desenvolva entre as três partes. 
Uma criança que inicialmente é difícil, acabará por ganhar confiança e desenvolver a calma necessária para se tornar colaborante quando os pais e o dentista trabalham juntos. Trabalhando juntos, os pais e o dentista podem ajudar a desenvolver uma atitude positiva em seu filho, o que leva a uma vida inteira de boas experiências dentárias. 
Este triângulo de comunicação (criança, pai e dentista) é uma parte muito importante do cuidado dentário a longo prazo do seu filho. 
Uma regra simples quando confrontado com o comportamento de evitação do seu filho é “não exagerar”. A reação exagerada só confirma a uma criança que as suas suspeitas de desconforto iminente estão corretas. O dentista e a equipe da clínica são experientes na gestão e manejo do comportamento das crianças e sabem como lidar com crianças de todas as idades de maneira gentil e compassiva.

 

adaptado do livro Dentisteria para crianças – Guia para pais 

Gostou do que leu? Então, partilhe!

1 comentário em “O que acontecerá durante a primeira visita do meu filho?”

Deixe um comentário