Se acabou de passar pela experiência de extrair um dente, tenha em atenção o que lhe vamos dizer.
Os cuidados pós-operatórios têm a finalidade de o ajudar a evitar o sangramento, a inflamação e a dor.
A palavra de ordem é repouso. Não deve realizar actividades que aumentem a frequência cardíaca, deve evitar falar, fumar, mastigar, bochechar ou cuspir. Deve manter a cabeça mais elevada quando se deitar, se ainda não tiverem passado 24 horas.
Pode aplicar gelo na face (5 minutos de 20 em 20 minutos) na zona em que foi operado, durante as primeiras horas. Proteja a pele da face com um pano, para não causar lesões pelo frio.
O ideal é morder uma compressa durante os primeiros 30 minutos. Em geral, o dentista coloca a compressa mesmo se tiver suturado e entrega-lhe compressas novas e esterilizadas, para que possa repetir a aplicação se a primeira começar a ficar ensopada de saliva.
Durante o resto do dia, é normal verificar a saída de sangue misturado com a saliva. Pode dobrar uma das compressas, coloca-la sobre a zona operada e morder mais 30 minutos. Pode ir repetindo este procedimento. Se o sangramento se mantiver, contacte-nos.
Deve alimentar-se com alimentos moles e à temperatura ambiente durante as primeiras 48 horas. Se quiser pode comer gelados, pois o frio mais uma vez é o ideal para diminuir quer o sangramento quer a inflamação. E por consequência a dor. Beba líquidos. Mastigue para o lado oposto durante a primeira semana.
Durante a sua recuperação, poderá aparecer inchaço, algum hematoma e dificuldade em abrir a boca. Estas alterações podem durar uma semana e são consequências normais da cirurgia.
Não se esqueça que a higiene não pode parar durante essa semana. É natural que o seu dentista lhe tenha fornecido um gel de clorohexidina para aplicação tópica enquanto não consegue escovar. Mas no decurso da semana, deve começar a tentar escovar o local da ferida também.