Gengivas: A importância da prevenção

Sabia que ao cuidar das suas gengivas está a melhorar a sua saúde?

Existe uma relação entre a doença periodontal e várias doenças sistémicas. A doença periodontal ou periodontite, é a principal causa de perda de dentes no adulto. Mas os problemas que provoca não ficam por aqui.  A inflamação que se produz no periodonto (que é constituído pelas gengivas, ligamentos e osso) espalha-se por via sanguínea, bem como as bactérias orais e seus derivados que entram na corrente sanguínea (bacteriémia). Como consequência, sabemos hoje em dia,  podemos ter repercussões cardiovasculares, diabetes, complicações na gravidez, doenças respiratórias, artrite reumatóide. Doença cardiovascular

Um paciente com periodontite tem 25% mais probabilidade em desenvolver doença cardiovascular, e por isso a Sociedade Europeia de Cardiologia considerou a periodontite como factor de risco para a doença, nas suas mais recentes orientações.

Uma boa saúde periodontal pode melhorar a saúde cardiovascular !

Diabetes

Quem sofre de Diabetes está em risco de desenvolver afecções periodontais de forma mais rápida e progressiva. Quanto mais grave é a periodontite, maior é a probabilidade de desenvolver diabetes com sérias complicações.

Uma boa saúde gengival pode ter um impacto positivo sobre os níveis de glicose no sangue!

Gravidez

Entre 60 a 70% das mulheres grávidas desenvolvem gengivite e 25% desenvolvem periodontite durante a gravidez. A saúde gengival tende a piorar durante o segundo trimestre. Estudos recentes sugerem que a periodontite pode estar relacionada com resultados adversos na gravidez, tais como parto prematuro e o nascimento de bebés com baixo peso.

Uma boa saúde gengival pode ajudar a reduzir o risco de certas complicações na gravidez!

Fale com o seu dentista, peça-lhe aconselhamento sobre dentífricos e instrumental de higiene.
Gostou do que leu? Então, partilhe!